Aparelhos Ortodônticos

Os aparelhos fixos são comumente conhecidos pela população. Eles podem ser utilizados por crianças, adolescentes ou adultos.

Agende sua Consulta

Aparelhos Ortodônticos - Campo Grande - MS
Aparelhos Ortodônticos - Campo Grande - MS

Ortopedia Facial

O tratamento de ortodontia e ortopedia facial não pode ser banalizado, requer um atendimento e principalmente um diagnóstico preciso, além de escutar a queixa e deixar o paciente ciente quanto às suas expectativas, pois há um limite onde o ortodontista consegue trabalhar, pois só é possível movimentar o dente dentro de sua base óssea, pois isso a necessidade de tantos exames de imagens antes do início do tratamento.

Existem algumas desordens esqueléticas que o aparelho sozinho não consegue corrigir na fase adulta, como: queixo pequeno ou muito grande requer, além do isso de aparelho ortodôntico a programação de uma cirurgia ortognática, caso seja essa a correção esperada pelo paciente. A cirurgia é feita em âmbito hospitalar por um cirurgião bucomaxilofacial, planejada e conduzida após adequação dentária pelo ortodontista, ou seja, existem desordens esqueléticas que só são 100% corrigidas com cirurgia.

Ortopedia Facial

A ortopedia facial é a fase da ortodontia em que pode ser realizada em crianças ou adolescentes na fase de crescimento. Eles podem ser móveis ou fixos (cimentados/colados nos dentes), esse tipo de tratamento pode ser feito em crianças com dentes de leite e/ou permanentes, usualmente é feito na fase de dentição mista, onde a criança apresenta alguns dentes decíduos, mas já trocou alguns.

São muitas indicações e tratamentos diversos, por exemplo, ganhar espaços para acomodar melhor os dentes do paciente por meio de disjunção maxilar (romper sutura) com a utilização de um hyrax, ou um aparelho para fechar a mordida e auxiliar na perda do hábito de sucção de dedo e/ou chupeta. Também conseguimos auxiliar em questão de mordidas profundas, sucção de lábio, interposição de língua.

Existem diversos modelos de aparelhos que tem sua indicação de acordo com a queixa do seu filho. Por isso é importante uma consulta com ortodontista por volta dos 6 anos de idade, pois nesse momento é possível diagnosticar e, se necessário, tratar minimizando danos futuros.

Caso seja necessário, e indicado o uso de aparelho ortopédico após identificado clinicamente o problema é necessário a realização da documentação ortodôntica para um correto diagnóstico respeitando os limites ósseos do paciente, sua fase e sua tendência de crescimento. Após, há a fase de moldagem, o aparelho é confeccionado no laboratório e instalado em boca, as orientações de ativação (caso necessário) é passado ao responsável, e seu uso dura, de 6 a 18 meses dependendo da indicação, aparelho e uso.

O mais importante, além do correto diagnóstico e indicação é a criança estar pronta e aceitar o tratamento, porque crianças ainda muito imaturas podem não estar prontas para um artefato diferente em boca, por isso é necessário uma boa comunicação dos pais/responsáveis com o ortodontista e com a criança, e estarem dispostos a realizar o tratamento proposto.

Aparelho fixo convencional

É o aparelho mais conhecido, o que utiliza braquetes que estabiliza o arco nos dentes pela colocação de borrachinhas coloridas. Seu uso é indicado para alinhar dentes e corrigir problemas de mordidas, e seu uso requer dentes permanentes. A fase mais comum da utilização é na adolescência.

Podem ser metálicos os estéticos, dependendo da vontade do paciente, no caso dos estéticos continua o uso de borrachinhas, mas transparentes. É necessário, previamente ao tratamento realizar documentação ortodôntica para um correto planejamento e diagnóstico do seu caso.

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado é o aparelho mais discreto em termos de aparelho fixo, pois não requer o uso de elásticos coloridos nos braquetes. Além disso, diminui o acúmulo de placa bacteriana pois não tem esse artefato a mais na boca.

Eles podem ser utilizados apenas em dentes permanentes, e a fase mais comum é a adolescência, adultos podem usar com segurança, e preferem seu uso principalmente para casos de retratamento, quando já se utilizou o aparelho convencional anteriormente, porém houve alguma recidiva, geralmente pequena.

São aparelhos que podem ser metálicos ou estéticos de acordo com o que o paciente espera e deseja. Em ambos os casos não requer o uso de ligaduras elásticas. O aparelho autoligado promove um alinhamento e nivelamento dos dentes mais veloz do que o aparelho convencional, nesse quesito. No final do tratamento os tempos em si, se equivalem, mas no período inicial essa diferença é notável pelo paciente e pelo profissional.

Seu uso requer diagnóstico preciso da necessidade, envolvendo a queixa e expectativa do paciente. Após é realizada a documentação ortodôntica para o profissional realizar o planejamento adequado do seu caso levando em considerações imagens radiográficas e fotos extra e intra bucais.

Podem ser utilizados puramente para correções dentárias ou, se for necessário, junto com planejamento de cirurgia ortognática. Nesse caso, é preciso antes da colocação de aparelho uma conversa com um cirurgião bucomaxilofacial para uma melhor conduta do caso, que alinhe melhor sua queixa.

Muitas vezes precisamos utilizar acessórios como elásticos intramaxilares, eles podem ser ancorados diretamente nas peças, ou, caso haja necessidade, podemos utilizar a colocação de mini implantes. Os mini implantes acessórios colocados a nível gengival e utilizados como apoios para movimentos dentários sem apoio em outros dentes.

Diferente dos implantes, para os mini implantes não há a ósseointegração, eles ficam durante o período requerido e são removidos. Para sua colocação é feita anestesia local, de curta duração, e sua remoção é praticamente indolor, sendo feita, geralmente apenas com anestésico tópico.

O principal cuidado é não deixar a gengiva ao redor inflamar, principalmente se for numa região de mais movimento bucal, pode acontecer, e pode levar a perda do mini implante, sem grandes consequências, ele é removido e refeito em alguma outra região. Não são todos os casos que há a necessidade desse acessório, se for o caso, é realizado durante o tratamento ortodôntico de forma rápida e segura.

De forma geral, o tratamento ortodôntico pode ser de várias maneiras e para vários tipos de tratamento, tudo depende de um bom planejamento, análise da queixa e da expectativa do paciente, são possíveis de ser realizados dentes crianças até adultos. Agende sua consulta com nossa ortodontista!

Dúvidas sobre Aparelhos Ortodônticos clique aqui e fale com nossos especialistas.

Clique aqui e veja mais tratamentos!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Instagram

Avaliações dos nossos Pacientes!