Endodontia
Se você tem dúvida sobre o que é, se dói ou não, em quantas sessões é feito, quais os cuidados após a sessão e o que acontece se não fizer, continue a leitura e agende uma avaliação com nossos profissionais.
Agende sua Consulta
Endodontia
Endodontia é a especialidade da odontologia que cuida da saúde do interior do dente. O significado é endo = interno, odontos = dente, ou seja, dentro do dente, que é o campo de atuação do endodontista, o especialista que deve atuar no diagnóstico e tratamento de tais problemas.
O tratamento endodôntico, popularmente conhecido como tratamento de canal, é necessário quando a polpa (nervo) do dente está inflamada ou infectada.
A polpa é o tecido mole que fica no interior do dente e contém os nervos e os vasos sanguíneos que nutrem o dente. Quando a polpa está inflamada, ela pode causar dor e inchaço.
Se não for tratada, a inflamação pode se espalhar para o osso que sustenta o dente, ocasionando a formação de um abscesso (acúmulo de pus). Se não for tratado, o abscesso pode levar à perda do dente.
O objetivo do tratamento endodôntico é remover a inflamação ou a infecção da polpa e salvar o dente. O procedimento envolve a remoção da polpa do interior do dente e a limpeza e desinfecção dos canais radiculares (raízes). Em seguida, os canais são preenchidos com material apropriado para evitar futuras infecções.
Quais são as principais causas da necessidade de um tratamento endodôntico?
As principais causas da necessidade de um tratamento endodôntico são a infecção ou a inflamação do tecido pulpar, ou seja, da polpa dental. Quando a polpa está saudável, ela protege o dente, mantendo-o forte e saudável. No entanto, quando a polpa está inflamada ou infectada, ela pode causar dor e inchaço e levar a perda do dente.
Como é feito um tratamento endodôntico?
No tratamento de canal, o dentista remove o tecido do dente infectado e, em seguida, limpa e alisa as paredes do canal. Depois disso, o canal é selado para evitar que mais bactéria entre.
Quais cuidados devem ser tomados após um tratamento endodôntico?
Os cuidados a serem tomados após um tratamento endodôntico são importantes para ajudar a garantir o sucesso do procedimento. Aqui estão algumas dicas para seguir após o tratamento:
• Tome cuidado com a área tratada. É normal sentir alguma sensibilidade nos primeiros dias após o procedimento. Seu dentista fará prescrição de analgésico para este momento. Se a dor persistir por mais de três dias, entre em contato com o seu dentista.
• Evite alimentos duros, para evitar fratura do dente em tratamento.
• Retorne ao dentista apósa finalização do tratamento endodôntico para reestabelecer a função de seu dente, seja com restauração ou prótese, em até 30 dias.
• Escove e use fio dental regularmente para manter os dentes e gengivas saudáveis.
Enfim, o objetivo do endodontista é preservar a estética e a funcionalidade do dente. Ele atua no interior do dente, removendo as inflamações e os problemas que podem comprometer a sua saúde. Um dente bonito e saudável é o sonho de todos! Por isso, se você está procurando por um profissional qualificado na área da endodontia, procure um endodontista!
Dúvidas sobre Endodontia clique aqui e fale com nossos especialistas.
Clique aqui e veja mais tratamentos!
Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades: